Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Origem do símbolo da raiz quadrada

Claro, que a maioria deve saber que extrair a Raiz Quadrada de um número. É encontrar um número, que multiplicado por si próprio, seja o valor que está na raiz. Essa é maneira que aprendemos nas escolas.

Mas pense bem, o que a palavra "RAIZ" tem a ver com isso? Porque, em nossa língua a palavra RAIZ tem a ver com planta, árvore, mas não com número. Para isso, temos que voltar um pouco na história da matemática, para entender como surgiu a raiz quadrada de um número.

Em 1202, no livro líber abbaci (livro do ábaco ou livro de cálculo) de Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci, traz da seguinte maneira, o que hoje chamamos de raiz quadrada: "radix quadratum 16 aequalis 4",
escrito em latim, que traduzindo para o português, é: "O lado do Quadrada de 16 é igual a 4". Podemos perceber que a palavra Radix não tem nada a ver com Raiz, pois, a tradução correta de Radix é Lado.

Fibonacci, trouxe essa importante informação para a Europa, graças aos estudos de obras árabes que tinha conhecido quando estava trabalhando com o seu pai no norte da Africa, como comerciante.

Agora, a origem do símbolo √ está associado ao abreviamento da palavra radix, que com o passar do tempo, foram se fazendo cópias em cima de cópias, o que acabou resultando no símbolo que usamos hoje em dia, um alongamento ou variância da letra r.



141 comentários:

  1. agora sim, ja tenho assunto nas rodinhas de bate papo...hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gay gay,gay,gaygay gay,gay,gaygay gay,gay,gaygay gay,gay,gaygay gay,gay,gaygay gay,gay,gaygay gay,gay,gay
      HAHAHAHA SUPEREI VC SU ANONIMO DE BOSTA NAO TEM CORAGEM DE CHIGAR AS PESSOAS BASTANTE NAO EM, EM ,EM PREGUISA MATA VIU HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    2. interessante esse site mais devia ter mais coisas

      Excluir
    3. tbb achei gay isso

      Excluir
    4. Não tem nada de gay, pessoas inteligentes conversam idéias e coisas que aprendem...e tem mais futuro que vc que escreve gey.

      Excluir
    5. gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaayyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

      Excluir
    6. é uma cilada gay bino ! aomg

      Excluir
    7. olha aqui vcs vcs que usam a palvra "gay" como xingamento: vai se fude. 1) a orientação sexual da pessoa nao tem absolutamente nada a ver com ela se interessar por assuntos como matematica 2) gays nao sao inferiores a ninguem, para vc usar como xingamento, aliás, vc msm tah se inferiorizando por chamar os outros de gay 3) nao usa o anonimato pra xingar os otros se toca por tras dos teclados existem pessoas com sentimentos q tbm podem se magoar entao toma mais cuidado (sim, eu estou usando o anonimato agr, mas n eh pra ficar xingando o outro nem inferiorizando-o com um preconceito social)

      Excluir
    8. Gay defendendo gay...

      Excluir
    9. seu anafsalbeto

      Excluir
    10. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    11. Aqui vemos um exemplo da sociedade brasileira... entre 15 pessoas, apenas uma tem consciência. Se eu fosse vocês, anônimos que usaram gay como ofensa, parava imediatamente com isso e começava a pensar no próprio futuro. Não que eu tenha algo contra isso, mas serão vocês que se prostituirão para sustentar a família.
      Nem sei pq tô falando isso, deve ser tudo criança de 9 anos pegando coisa pro trabalho de escola.

      Excluir
    12. Gay pq isso gay?

      Excluir
    13. antõnio besta

      Excluir
  2. legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. cara! tava procurado bem isso mesmo!!di boa caiu como uma luva!!*-*

    ResponderExcluir
  4. cara minha professora mandou eu pesquisar isso para levar para o colegio isso e muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha professora também ta pedindo ! :3

      Excluir
    2. Hehe! Tbm Procurava por isso :3

      Excluir
    3. Eu também!!! Estudo no Marista

      Excluir
    4. minha professora também kkkkk

      Excluir
    5. a Minha Rola

      Excluir
  5. Não foi Pitágoras quem descobriu isso??Agora fiquei confusa!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa !! Essas explicações me ajudaram muito a fazer minha pesquisa !!
    =D

    ResponderExcluir
  7. Achei ótima as explicações !!

    ResponderExcluir
  8. Gentte,acheii muiito compliicado,e vcs???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao axei

      Excluir
    2. É surpreendente que uma pessoa que fala "axei" em vez de "achei" não tenha achado complicado.

      Excluir
  9. Bem legau valew me ajudou no meu trabalho um pouco

    ResponderExcluir
  10. Não é complicado. O que é complicado é a maneira atual que nós aprendemos dentro das escolas, um modo muito abstrato.
    Mas desta maneira simplificada, fica mais fácil entendermos o que realmente significa uma raiz quadrada.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valew me ajudou muito!

      Excluir
    2. Ótimo! Estava procurando pela origem do termo. Sabia que não condizia com a palavra Raiz do português, mas assim ficou bem fácil entender até mesmo o porquê da utilização da raiz quadrada nos cálculos de terrenos, por ex.

      Excluir
    3. LNinguen quer saber disso so to fazendo esa porra de pesquisa porque o professor passou

      Excluir
    4. Ola!
      Eu nao estou fazendo pesquisa nenhuma mas adorei saber!!
      Obrigada pelas informacoes! Muito interessante!
      Abs.

      Excluir
  11. nosa a professora mandou eu pesquisar isso eu achei que era dificil nossa e facil caiu como uma luvva para mim

    ResponderExcluir
  12. nossa EU ACHEI QUE ERA DIFICIL MAS NÃO E O QUE EU PENCEI?

    ResponderExcluir
  13. Ah, se eu tivesse aprendido matematica assim....

    ResponderExcluir
  14. QUE LEGAL PELO MENOS EU APRENDI ALGUMA COISA

    ResponderExcluir
  15. mt bom véi me ajudou no trabalho da ecola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa seu portugues e otimo em cara que portugues otimo

      Excluir
    2. O seu também é perfeito, acentuado corretamente, com todas as vírgulas e pontuações necessárias, parabéns, você é foda! Gg!

      Excluir
  16. Nossa me ajudou muito,valeu!!!

    ResponderExcluir
  17. muito legal gostei.

    ResponderExcluir
  18. ISSO QUE EU QUERIA SABER VLW :D

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Quando que foi descoberto a raiz quadrada por favor alguem poderia me responder

    ResponderExcluir
  22. estou precisando de uma resposta urgente ????

    ResponderExcluir
  23. Nelprof@ig.com.br13 março, 2011 16:54

    Muito Boa essa história explicativa.

    ResponderExcluir
  24. caraca isso e muito legal gostei mim ajudol muito

    ResponderExcluir
  25. Eduarda machado21 março, 2011 09:42

    era isso mesmo que eu procurava agora ja sei vo te bastante historia para contar para meus colegas e a professora eba

    ResponderExcluir
  26. galera isso foi otimo em um trabalho de matematica eestou usando a pesquisa para intender melhor sobre a matematica boa

    ResponderExcluir
  27. A matematica não e complicado e muito legal.

    ResponderExcluir
  28. Goostei eu presisava saber qual a origem e para que serve a raiz quadrada pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. Por favor, aprendam matemática sem matar a nossa língua.
    Está triste ler, mas cuidado com o que se lê, rapaziada.

    ResponderExcluir
  30. Peguei um papel meio quadrado dobrei no meio desdobrei dobrei as pontas ao meio encontei as pontas ja dobradas formando um quadrado só das quatros partes rasguei o meio um pouquinho alem do meio e depois soltei e separei o meio um pouquinho ficando duas raizes quadradas isto eu fiz meu nome é moacir antonio esquevani eu não sou matematica contabilizada mas o simbolo deve ser visto assim.

    ResponderExcluir
  31. não entendeu ainda e que quando eu dobrei as quatro parte formando uma so eu rasgui o meio dobrando uma parte do papel de um lado e outro lado para baixo e depois ai sim ficaram duas raizes uma pra direita e outra pra esquerda como se fosse uma raiz menos a outro tipo a contabilidade saldo zero entendeu agora e desenho ocupándo espaço e virando uma peça de museo um monumento.

    ResponderExcluir
  32. Pegue esta cartolina coloque sobre a mesa pinte do lado de cima dividindo ao meio de preto e vermelho /sendo esta cartolina branca e do outro lado dividido ao meio como sempre pinto o lado preto por baixo de cinza e deixe o outro como esta ficara as cores do governo estadual de SP. enfim ordem e progresso e lealdade e constançia / Ordem com lealdade e progresso constante.

    ResponderExcluir
  33. Não entendeu ainda pegue o outro raiz duplicada que voçe fez com as cores preto vermelho cinza e branco e cruze com o outro rais duplicada de cores verde amarelo azul e branco veja a união das duas ordens de estatutos em cores e tambem com o vento podem se misturar tente depois me diga que cor voçe achou.

    ResponderExcluir
  34. RESUMINDO:



    TUDO pizza


    =D

    ResponderExcluir
  35. seus bandos de nerds que não tem vida social

    ResponderExcluir
  36. OLA A TODOS MEU NOME É ISABELA E ACHO ESSA HISTÓRIA MUITO INTERESANTE NA HISTÓRIA DA MATEMATICA, APESAR DE EU ODIAR ESSA MATÉRIA FIZ UM TRABALHO COM ESSE SITE E AINDA ME DEI BEM ESSSA HISTORIA É BEM INTERESANTE =). SÓ NAUM É PARA KEM NAUM GOSTA DE MATEMATICA MESMO TIPO COMO EU NAUM GOSTAVA MAS AGORA KI ESTOU ME DANDU BEM VII SO DA MATEMATICA =)
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  37. é vlw aí me ajudo muito
    isso era o q eu tava precisando mesmo
    primeira pg

    ResponderExcluir
  38. OBRIGADA AGORA JÁ TENHO OQUE PRECISO

    ResponderExcluir
  39. muito legal kkkkk né?????

    ResponderExcluir
  40. zica de mais kkkkk?????

    ResponderExcluir
  41. EU GOSTEI DISSO PORQUE ME AJUDOU BASTANTE NO MEU TRABALHO ! OBRIGADO PARA QUEM CRIOU ESSE SITE 1:)

    ResponderExcluir
  42. hoje meu prf me ensino isso foi muito fasio vim direto pra biblioteca pesquisar !!!!!! adoreii

    ResponderExcluir
  43. Estou pegando para fazer o meu trabalho, curiosidades de matematica... Valew ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  44. lllllllllllllliiiiiiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  45. muito enteresante,valeu ter aprendido um pouco mais.

    ResponderExcluir
  46. muitoo boom...... pesquiseii e acheiii uma resposta muito boaa vlw!

    ResponderExcluir
  47. vlw aíí
    tava dificil de achar alguma coisa nessa bosta de internet
    felizmente clikei nesse site
    vlw dnovo

    ResponderExcluir
  48. tivvvvve q escreve todinho em mao minha impressora quebrou

    ResponderExcluir
  49. Oryigado,me ajudou bastante no trabalho de escola,achei muito interessante o seu texto

    ResponderExcluir
  50. obrigada pq era minha liçao de casa *----*

    ResponderExcluir
  51. obrigado era meu trabalho valendo 3 pontos

    ResponderExcluir
  52. obrigado era meu trabalho valendo 3 pontos

    ResponderExcluir
  53. gostei muito vlw eu nao tinha achado nada nessa bagassa de net mas cliquei aki e gostei vlw denovooooooooooo

    ResponderExcluir
  54. !é interessante e ajudou muito na lição de casa e olha que só tenho 12 anos kkkkkk

    ResponderExcluir
  55. cu gostei desse site mais podia ter mais coisas que desgraça tem muito pouca coisa pra que fazer um site que so tem tres paragrafos ah vai tomar banho na soda caralho

    ResponderExcluir
  56. Olha quem faland!!!!

    ResponderExcluir
  57. mto foda , tava precisando dessas informaçõea para meu livro :D

    ResponderExcluir
  58. muito melhor para aprender e mais facil de raciocinar

    ResponderExcluir
  59. Raiz quadrada é todo numero vezes ele mesmo oras se é isso então zero vezes zero é igual a zero então a dizima periodica ja é diferente porque nunca se soma 1.3333 + 1.6666 igual a 2.9999 agora se existe 1.333 e 1.777 ai sem duvida as dizimas e as raizes.

    ResponderExcluir
  60. mas , nao foi rudollf quem criou em 1525 ? confusa D:

    ResponderExcluir
  61. Tem a bibliografia do texto, por gentileza?

    ResponderExcluir
  62. Quem Conseguir achar o ''9'' vai ganhar 1 milhão de barras ouro!!!
    6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666669666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala a boca fdp do krl seu viado atrofiado puto desgrasado

      Excluir
    2. na linha 3 depois 36 seis

      Excluir
  63. Ajudou muito no trabalho de MATEMÁTICA
    sou péssima nessa matéria.

    ResponderExcluir
  64. INTERESSANTE MAIS DEVIA TER MAIS COISAS..... SERA Q ISSO TUDO E PRIQUISSA

    ResponderExcluir
  65. Entendi, só ainda nao sei pq se chama "RAIZ" .. Se puder responder o mais rapido possivel agradeço muitoooooo!

    ResponderExcluir
  66. Obrigado viu por mi ajudar ;)

    ResponderExcluir
  67. que brega nada ver pouca explicaçaopuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  68. que brega nada ver pouca explicaçaopuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  69. que brega nada ver pouca explicaçaopuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  70. djhrfverkw4
    rgt rgtrgterer




    ResponderExcluir
  71. ajudo um pokinho no meu trabalho vlw ai ^.^

    ResponderExcluir
  72. nesses sites nao fala sobre a origem dos termos da raiz e pra um seminario socorrooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  73. Ameeiii kkkk !!! ^_^ Muitooo boom demaiis o melhooor!!

    ResponderExcluir
  74. vlw, ajudou no meu trabalho de matemática, e pra esses q tão falando gay melhor para de digitar, vão expressar a merda q vcs tem na cabeça em outro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de vc. mas n tenho coragem de dizer. vamos ficar?

      Excluir
    2. Me procure no face Cecilia Marinelli. fofo ^_^

      Excluir
    3. vamos fazer sabonete

      Excluir
  75. legal qr namorar comigo?

    ResponderExcluir
  76. Obrigado essa explicação está a ajudar-me imenso num trabalho que tenho de fazer.

    ResponderExcluir
  77. Namora com minha Rola :v

    ResponderExcluir
  78. O texto é legal, mas é falso.

    Radix é raiz mesmo. Lado é latus. Veja:

    https://livrepensamento.com/2017/07/12/qual-a-origem-da-raiz-quadrada/

    ResponderExcluir